Daniele Araldi

RS sai na frente em discussão sobre emissões de carbono

Evento organizado pela Associação Brasileira de Crédito de Carbono e Metano (ABCarbon), em
Porto Alegre, saiu na frente pelo pluralismo, reunindo governos, sociedade e empresas de diversas áreas para discutir iniciativas de impacto social e ambiental.

Pioneirismo gaúcho

No agronegócio, iniciativas que já são aplicadas no Rio Grande do Sul foram apresentadas para mostrar como as tecnologias podem contribuir para a redução das emissões. Práticas de recuperação de pastagens degradadas, técnicas de plantio direto, produção de bioinsumos e sistemas de integração serviram para ilustrar o pioneirismo gaúcho em atividades que conciliam a produção e o meio ambiente.


Incerteza no cultivo do trigo

Um cenário climático e econômico adverso está se refletindo na área cultivada de trigo no Estado, que deve ficar em torno de 1,5 milhões de hectares, de acordo com o IBGE. O coordenador da Comissão do Trigo e Culturas de Inverno da Farsul, Hamilton Jardim, indica alguns fatores preponderantes para a manutenção da área plantada no RS.
O primeiro seriam os preços baixos, no mercado atual e futuro. “Este cenário de preços achatados remete a, no mínimo, 60 sacas por hectare para o produtor ficar no zero a zero”.

El niño e escassos recursos financeiros

Também notícias de formação do fenômeno El Niño, com 56% de chances de ser considerado forte e 25% de atingir proporções gigantescas, segundo a Administração Nacional de Atmosferas e Oceanos (Noaa), colocam o setor produtivo em alerta. Os demais fatores apontados pelo representante da Farsul são financeiros, já que muitas lavouras ainda não foram financiadas pela falta de recursos para contratação e o produtor está com recursos escassos em função da estiagem nas culturas de verão e dos baixos preços recebidos pelos produtos agora.


Homenagem a Alysson Paolinelli

Hoje, 10 de julho, o engenheiro agrônomo, professor universitário e ex-ministro da agricultura, Alysson Paolinelli completaria 87 anos. Registro aqui a nossa homenagem a um dos maiores nomes do desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira e um dos principais responsáveis pela introdução da tecnologia e da pesquisa na produção agrícola, o que consolidou a criação da Embrapa. Nos últimos anos, Paolinelli ficou conhecido por sua defesa da segurança alimentar mundial. Essa sua bandeira o fez ser indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021.

Abertas as inscrições de animais para a 46ª Expointer

A Expointer acontece de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e a Associação Brasileira de Hereford e Braford estão recebendo inscrições de animais até o próximo dia 21. A associação Brasileira de Angus recebe inscrições de animais rústicos até dia 6 de agosto. Já as inscrições de animais de argola da raça Angus são realizadas pela Associação Nacional de Criadores (ANC) Herd Book Collares, e deverão ser feitas até o próximo dia 26 de julho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Daniele Araldi

POR

Daniele Araldi

Socorra o produtor de leite Anterior

Socorra o produtor de leite

O Pampa em evolução Próximo

O Pampa em evolução